(11) 3938-3133 | WhatsApp (11) 99002-9873 CONTATO@ESCOLAGRAPHITE.COM.BR
DICAS

Trabalhar em grupo é sempre um desafio. Muitas idéias, personalidades, um prazo e muitos outros fatores para gerenciar. Otimizar seus processos se tornará uma necessidade e o quanto antes você aprimorar esta “arte”, melhor serão seus dias.


 

Só quem está na área ou tem pessoas próximas no ramo sabe como a vida de um estudante de arquitetura pode ser bastante atribulada. São tantos trabalhos e entregas que parece não ter fim e as vezes aquela luz no fim do túnel mais parece ser um trem vindo na contramão do que um suspiro de esperança de chegar ao fim do semestre.

Acontece que a maior parte dos trabalhos na faculdade são obrigatórios que sejam desenvolvidos em grupo e, antes que isso se torne mais um empecilho em sua vida, aprenda a tornar essa experiência mais produtiva para você e todos os envolvidos.

Já pararam para pensar, como um grupo, o que podem fazer para otimizar o tempo que vocês tem disponível.

 

Manter a calma
É o primeiro passo a ser dado em qualquer situação difícil que você se deparar na faculdade. Se deixar levar por pensamentos do tipo “não vai dar tempo” e “não vou conseguir” é se jogar em uma bola de neve e sair rolando morro abaixo. Risque isso do seu vocabulário. Pare um minuto. Respire. Se recomponha. Tantos já conseguiram, com você não será diferente.

Se tiver um amigo nesta situação, acalme-o, para o bem dele e para o seu também (afinal ele está no seu grupo e você precisa que ele esteja são e calmo para terminarem os trabalhos). 

 

Organização e Planejamento
Organização é a chave para otimizar. Para cada minuto que vocês dispõem para se organizarem e planejar como e quando farão e o que vão precisar para as próximas tarefas, vocês estarão poupando pelo menos uma hora de rodeios quando forem de fato executa-las.

Sejam práticos. Comecem com uma lista de tudo o que precisará ser feito, tudo o que precisará ser comprado, quando e quanto tempo cada um do grupo terá disponibilidade. A partir daí distribuam as tarefas.

No mundo dos apps vocês podem encontrar uma infinidade de ferramentas que os ajudarão nesta etapa. O Asana e o Evernote são dois que estão se destacando atualmente no mercado e que vale a tentativa.

 

Trabalhe com parceiros de confiança
Trabalhar em grupo é desafiador e poder contar com pessoas de confiança é imprescindível. Cada um tem uma forma de pensar e trabalhar e quando você encontra pessoas que se entendam e se respeitem mesmo tendo opiniões contrárias é quando o trabalho todo flui com solidez.

Neste caso, montar uma “panelinha” não é uma questão social e sim uma questão de eficiência. O objetivo não é excluir ou diferenciar ninguém, apenas o de fluir o trabalho. Não deixe de conhecer e criar oportunidades de compartilhar experiências com as outras pessoas da sala.

Uma sugestão é, quando possível, juntar mais de um grupo para fazer o mesmo trabalho junto com o seu, em um mesmo espaço físico. Será ótimo e muito rico poder trocar figurinhas.

 

Skype e Videoconferências
Outro desafio nos trabalhos em grupo é a disponibilidade de tempo dos integrantes. Muitas empresas no mercado já atendem as suas filiais ou clientes através do Skype, tanto para reuniões quanto para apresentação de seus produtos.

O Skype permite que crie um grupo em videoconferência e nele você poderá compartilhar sua tela ou os arquivos em que estejam trabalhando. Dessa forma podem trabalhar todos juntos estando cada um na sua casa.

Não pense que isso pode ser muito complicado, o próprio Skype oferece um tutorial bastante didático de como fazer. Experimente.

 

Recursos do Google Drive
“Com quem está o arquivo final?!”, “Putz! Esqueci o pen-drive em casa! ”, “O PC desligou e não deu tempo de salvar! ”. Se ainda não passou por momentos de sufoco como estes, não queira!

O Google oferece hoje um ótimo recurso para compartilhamento de documentos em nuvem. Trabalhar deste modo permite que qualquer um do grupo acesse o arquivo correto de qualquer lugar, até mesmo de seu celular, e ainda ele salvará tudo automaticamente.

Você pode criar documentos de texto (Google Docs), planilhas (Google Sheets), apresentações (Google Slides), formulários (Google Forms), entre outros.

Vale muito a pena investir umm tempinho antes de começarem as aulas para entender como funciona o Google Drive e como vocês podem se organizar usando ele.

Sugestões: Crie uma conta de e-mail para o grupo no Gmail com um nome fácil de lembrar (como grupofacul@gmail.com) o qual será o Drive onde todos terão acesso.

Também usem e abusem do Google Calendar para marcarem as entregas, reuniões e outros eventos.

 

Distribuição de responsabilidades
Entender as competências e limitações de cada um é um grande trunfo a favor do grupo. Sempre há aquele que é bom de contas, o outro que é ótimo em escrever textos e aquele outro que monta uma apresentação em Power Point sensacional.

Deixem que cada um assuma aquilo que faz melhor. Nem sempre é conveniente que se distribua igualmente as tarefas em cada um dos trabalhos. É claro que o ideal é que todos façam um pouco de cada, mas em certos momentos é mais vantajoso para todos que alguns assumam um trabalho enquanto outros assumem um outro, conforme suas habilidades.

As vezes uma pessoa do grupo está sem tempo em um semestre e você quebra o galho dela e no semestre que vem pode ser você quem estará sem tempo e alguém do grupo quebrará o galho por você.

 

Identificação de líderes
Identificar alguém no grupo que tem habilidades naturais para liderança pode ser muito vantajoso para facilitar todos esses processos de organização e planejamento. Muitas vezes essas habilidades de liderança se volta para alguém sem mesmo que precise eleger esta pessoa. Não encarem esse fator como disputa de poder, mas sim como uma ferramenta que os ajudará a chegar em seus objetivos finais.

Dependendo do tipo de trabalho também pode ser interessante eleger uma pessoa no grupo que será responsável pelo controle financeiro e fará o registro de tudo que está sendo gasto e quanto que cada um deverá pagar e para quem.

 

Mantenham o espirito de equipe
Estejam unidos, uns pelos outros e não uns contra os outros e, em todos os momentos, procurem manter um diálogo aberto, claro e prático. A falha na comunicação em um time é origem de praticamente todos os problemas. Não deixem espaço para suposições, falem diretamente. Acima de tudo, se respeitem.

Haverá momentos felizes, momentos tensos, intrigas, pazes, muita comida, café e besteiras. Tudo valerá a pena no final. Superem os momentos ruins e comemorem desde as pequenas conquistas até as grandes entregas.

Lembrem-se sempre: A faculdade não é uma competição de reality show e nem uma disputa de quem é melhor. É sim um grande laboratório para fazerem experimentações da sua futura profissão e se conhecerem como pessoas e como profissionais. Cada um terá a sua qualidade. Se ajudem, cresçam juntos e aprendam um com o outro.

Como foi seu útlimo trabalho em grupo? Conte-nos sua experiência!
Escreva seu feedback nos comentários abaixo!
Imagem: Arquivo pessoal