(11) 3938-3133 | WhatsApp (11) 99002-9873 CONTATO@ESCOLAGRAPHITE.COM.BR
FERRAMENTAS

Conheça o Rhinoceros e o Grasshopper e fique por dentro das duas ferramentas que vão te levar a um novo patamar criativo na hora de projetar. 


 

O software

Rhinoceros 3D (também conhecido como Rhino ou Rhino3D) é um software proprietário de modelagem tridimensional baseado na tecnologia NURBS (um modelo matemático usado regularmente em programas gráficos para gerar e representar curvas e superfícies complexas). Desenvolvido para o sistema operacional Windows (em 2016 já está disponível a versão de teste para Mac, plenamente funcional), o programa nasceu como um plug-in para o AutoCAD. Posteriormente, mais desenvolvido, o projeto se tornou um aplicativo independente. É usualmente utilizado em diversos ramos de design, arquitetura e também engenharia mecânica.

Para designers que estão explorando novas formas empregando algoritmos generativos, O plugin Grasshopper é um editor gráfico de algoritmos estreitamente integrado com as ferramentas de modelagem do Rhino. Diferentemente do RhinoScript, o Grasshopper não precisa de conhecimentos prévios de programação ou scripting, ainda permite aos designers construir geradores de formas desde o mais simples até o mais complexo.

 

O mundo profissional

O Rhino tem representado um papel predominante na arquitetura devido ao seu baixo custo, facilidade de uso e potente conjunto de atributos. Estima-se que existam em torno de 50.000 arquitetos usuários do programa no mundo todo.

Popular entre estudantes e profissionais fora do Brasil, a ferramenta de modelagem Rhino é unânime no mundo do design arquitetônico e junto com o Grasshopper fornecem uma forma intuitiva de explorar desenhos sem ter de aprender a programar código. Em Londres encontram-se grandes escritórios de arquitetura oriundos da AA (Architectural Association). Entre os mais conhecidos estão Zaha Hadid, Buro Happold, HOK e Foster + Partners.

A modelagem generativa está se tornando sem dúvida um dos desenvolvimentos mais excitantes do CAD adotados pela indústria da construção civil. Tem se detectado uma aumento considerável no uso de ferramentas de 3D para criação de formas avançadas e o Rhinoceros+Grasshopper. O conjunto desenvolve superfícies específicas, quase de maneira artesanal, possibilitando ao usuário desenhar iates, jóias, sapatos, arranha-céus e muito mais.

A McNeel, criadora do programa, tem desenvolvido numerosas adições e plugins, principalmente oferecendo uma ampla funcionalidade adicional para renderização e animação com outros programas da família chamados Penguin, Flamingo, Bongo e Brazil.

O Grasshopper

O Grasshopper é um plugin gratuito do Rhinoceros e que está em permanente desenvolvimento. Planejado pelos designers de formas generativas, o Grasshopper permite ao usuário manipular a geometria de forma interativa via interface tipo plug & play, eliminando a necessidade de aprender a linguagem RhinoScript.

Performace

Uma das principais limitações de todas as ferramentas de modelagem paramétrica é a performace. É muito simples criar um script que force o computador a fazer milhões de cálculos e como consequência velocidade de processamento cai drasticamente. A versão 32 bit do Rhino sofre do limite de 2 Gb RAM. Para acessar e poder utilizar toda RAM disponível no seu computador, deve-se utilizar a versão 64 bit.

Conclusão

O Rhino tem sido uma ferramenta impressionante de modelagem, mas com o Grasshopper torna seu potencial de design conceitual muito maior. Entretanto os usuários precisam ainda descobrir o que estão fazendo e o que estão querendo com a ferramenta de geometria matemática. Independente disso, os trabalhos dos usuários do Grasshopper falam por si.

 

Imagem e texto original publico no site AEC MAG.