(11) 3938-3133 | WhatsApp (11) 99002-9873 CONTATO@ESCOLAGRAPHITE.COM.BR
ARQUITETURA

Dentro de um mercado cada vez mais exigente, essas arquitetas unem a criatividade e a funcionalidade em seus projetos explorando diferentes processos, formas e materiais.


 

 

• Pesquisa iconográfica: Heloísa Gonzaga

No dia 31 de Março perdemos um grande nome feminino da arquitetura mundial, Zaha Hadid (66). Precursora da arquitetura generativa e algorítmica, deixou sua marca em seus projetos que são vistos como “esculturais”.
Com um papel cada vez mais marcante, as mulheres vem abrindo espaço na profissão através de soluções criativas, novos processos e uma nova maneira de ver arquitetura.
Listamos abaixo 7 arquitetas que estão fazendo a diferença na profissão e algumas de suas principais obras.

ZAHA HADID
Zaha Mohammad Hadid (1950-2016) foi uma arquiteta iraniana nascida em Bagdá e uma das poucas mulheres a receber o Pritzker. Famosa por seu organicismo, deconstrutivismo e considerada um ícone do neo-futurismo, sua produção vai além da arquitetura, com a criação de mobiliários, jóias e sapatos. Formou-se em matemática pela American University of Beirut e foi para Londres estudar na Architectural Association School of Architecture, onde formou-se arquiteta.

The Maxxi Museum,Roma, Itália.


KAZUYO SEJIMA (SANAA)
Kazuyo Sejima (1956) é uma arquiteta japonesa, nascida na província de Ibaraki e vencedora do Pritzker. Formou-se na Japan’s Women University e trabalhou com Toyo Ito. Ela e Ryue Nishizima são a dupla responsável pelo escritório SANAA. Em suas obras, Sejima tem como marca o uso de vidro e superfícies lisas e esguias.

Rolex Learning Center, Lausanne, Suiça.


LIZ DILLER
Liz Diller (1954-) nasceu na Polônia e é casada com Ricardo Scofidio, com quem mantem o escritório Diller Scofidio + Renfro. Estudou arte na The Cooper Union for the Advancement of Science and Art e, sob a influência de John Hedjuk, mudou para o curso de arquitetura.

MIS Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.


ODILLE DECQ
Odille Decq (1955) tem origem Francesa. Graduada em arquitetura pela l’Ecole d’Architecture de Paris e em Urbanismo pela Paris Institute of Political Studies, também foi professora da Ecole Spéciale d’Architecture, Tida no mundo arquitetônico como uma “radical gótica”, Decq agora tem sua própria escola de arquitetura. Vencedora do prêmio Jane Drew de arquitetura por sua contribuição ao status das mulheres na arquitetura.

Fangshan Tangshan National Geopark Museum, China.


LIVIA FERRARO

Livia Ferraro(1982) é arquiteta catarinense, responsável pela vinda e popularização do conceito “casa contêiner”. Hoje ela e um time multidisciplinar comandam a FERRARO Habitat, empresa especializada de projetos em contêineres.

Loft, Ferraro Habitat Loft, Ferraro Habitat.

CARLA JUAÇABA
Nascida em 1976, é formada em 1999 pela Universidade de Santa Ursula, Rio de Janeiro e desde 2000, Carla desenvolve sua prática e pesquisa de arquitetura de forma independente, no Rio de Janeiro. Seu projeto de maior destaque é o pavilhão da Humanidade, 2012, para o Rio+20, que foi projetado e construído em parceria com a artista Bia Lessa.
A arquiteta brasileira Carla Juaçada foi a escolhida como vencedora do primeiro prêmio arcVision – Women and Architecture, um prêmio internacional de arquitetura social para mulheres instituído pelo Grupo Italcementi.
Pavilhão da Humanidade, Rio de Janeiro, Brasil.

LINA BO BARDI
Lina (Achilina) Bo Bardi (1914-1992) foi uma arquiteta italiana graduada na  Rome College of Architecture. Mudou-se para o Brasil em 1946, naturalizando-se brasileira em 1951, no mesmo ano em que terminou seu primeiro trabalho: sua residência, no Morumbi.

Casa de Vidro, São Paulo, Brasil.


CAROLINA BUENO

Carolina Bueno(1974) é um dos nomes mais evidentes da arquitetura paulista contemporânea. Nascida em São Paulo, cursou arquitetura na École d’architecture Paris-La Seine. Na França conheceu seus companheiros fundadores do Triptyque.

Harmonia 57, São Paulo, Brasil.
Faltou alguma arquiteta que você acha demais? Compartilha com a gente!
Escreva seu feedback nos comentários abaixo!