(11) 3938-3133 | WhatsApp (11) 99002-9873 CONTATO@ESCOLAGRAPHITE.COM.BR

A definição de arquitetura é bastante ampla, mas, basicamente, trata-se da ciência para projetar edificações e organizar o espaço em que as pessoas irão viver. Além da construção propriamente dita, o arquiteto se preocupa, também, com os materiais que serão usados, o uso que o espaço terá, a estética, entre outros fatores. Quem opta por essa carreira tem um leque de opções de trabalho, que incluem projeto e construção de casas, imóveis comerciais, reformas, desenho urbano, paisagismo, etc

O Que Faz um Arquiteto?

Segundo o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), o arquiteto está habilitado para atuar nas seguintes áreas:

Arquitetura e Urbanismo: Projetos de construções e planejamento urbano vinculado às cidades.

Arquitetura de Interiores: É uma das áreas mais conhecidas e tem como objetivo projetar a área interna de edifícios residenciais e comerciais, considerando funcionalidade, conforto e estética.

Arquitetura Paisagística: Promove o planejamento, a gestão e preservação de áreas livres, sejam elas urbanas ou não, criando paisagens.

Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico: Tem como principais objetivos a preservação e recuperação do patrimônio histórico cultural.

Planejamento Urbano e Regional: Criação de bairros, formação de loteamentos, definição de zonas para construção, planos de ação para habitações de interesse social, regulação fundiária, estudo do impacto de vizinhança, etc.

Conforto Ambiental: Trabalha de que forma o edifício vai ser acessível para as pessoas, como idosos e deficientes, por exemplo, e os habitantes de uma forma geral.

A Formação do Arquiteto

Para se tornar um arquiteto é necessário cursar uma graduação com duração de cinco anos, que costumam ser divididos em dez semestres. No decorrer do curso, o aluno irá estudar disciplinas que englobam tanto ciências humanas quanto exatas, contemplando desde a história da arquitetura e da arte, passando por resistência dos materiais, planejamento urbano, projeto de edificações, arquitetura de interiores, etc.

No Brasil, mais de 100 universidades, tanto federais quanto particulares, oferecem cursos de arquitetura.

A Base Oferecida Pela Escola Graphite aos Estudantes de Arquitetura

Ao entrar na faculdade, é natural que o aluno se sinta perdido em meio ao universo de informações com que se passa a ter contato. O segredo para perder a insegurança é buscar meios de treinar e desenvolver as habilidades necessárias para absorver o que de melhor o curso tem a oferecer.

A Escola Graphite oferece aos alunos do primeiro ano de arquitetura todo o suporte necessário para que se desenvolvam melhor na faculdade e aprimorem suas habilidades gráficas, com aulas práticas e dinâmicas. São oferecidos cursos de AutoCAD, programas para a criação de portfólio (Sketchup, V-Ray e Photoshop), Revit, Rhinoceros, Grasshopper, entre outros.

Os alunos da Escolha Graphite têm, ainda, a vantagem de contar com todo o suporte dos professores, que são arquitetos conceituados e experientes. Eles podem personalizar os cursos de acordo com seu tempo livre e orçamento, com liberdade, inclusive, para adquirir aulas avulsas, conforme sentir necessidade.

A arquitetura é uma área incrível, com muito a ser explorada, e quanto mais o aluno se preparar, mais apto estará para se tornar um grande profissional.